segunda-feira, 11 de abril de 2011

BOMBA! Seu Cão Tem Medo?

A maioria dos cães sofre no reveillón, festa junina e quando tem tempestade com trovões.
A audição dos cães é mais sensível que a humana. Eles alcançam uma frequencia maior que a nossa:
Homem – 20 Hz a 20 Khz
 
Cão  – 20 Hz a 40 Khz
Isto significa que eles escutam sons inaudíveis para nós.
A falta da consciência também influencia muito. Quando escutamos o barulho de uma bomba, podemos até levar um susto, mas sabemos que foi alguém que produziu aquele som, pra a se divertir.
Para os cães, além de ser um som muito forte e alto, é uma surpresa. Eles não sabem a origem e podem confundir com o som de uma catástrofe natural como um terremoto, um desabamento.
Podemos ajudá-los.
O ideal é o tratamento, a dessensibilização. Isto significa expor o animal ao som, gradualmente enquanto ele se diverte. Se bem feito, o cão pode ficar curado e não mais apresentar os sinais de pânico. Peça ajuda ao seu veterinário.
Deixe seu cão no local preferido da casa, de preferencia com uma peça de roupa sua usada perto dele. Ligue o som, com uma música suave, feche as janelas e ligue o ar condicionado ou ventilador na modalidade mais barulhenta. Ofereça brinquedos interativos (ossos de canela recheados com petiscos, por exemplo) e não se despeça, se for sair.
Essas medidas não vão livrá-lo do medo, mas ajudam.
Se o seu animal apresenta sinais de pânico, procura se esconder e até mesmo “atravessar” paredes quando os fogos começam, procure seu veterinário e converse sobre a possibilidade de medicá-lo. Evite consolá-lo. As palavras e gestos carinhosos que usamos para confortar um cão pode confundi-lo. Ele pode achar que estamos elogiando aquele comportamento medroso, fóbico.
Nunca me esqueço de um plantão, em 1998, durante o jogo do Brasil, quando um cão atravessou uma porta de vidro, apavorado. Não foi grave, pequenos cortes no corpo e cabeça, mas podemos evitar.

Um comentário:

  1. O medo que os cães sentem por bombas e barulhos muito estrondosos, não podem ter origem genética?
    Por exemplo: Alguma vez, lá atrás, na nossa história, os antepassados dos cães sofreram traumas por estarem em contacto com algum artefacto traumatizante, ou estiveram expostos a guerras, catástrofes, coisas desse gênero, e que poderia ser transportados por essses animais em seus códigos genéticos?
    Sandra Cristina.

    ResponderExcluir